domingo, 12 de janeiro de 2014

Escola de Educação Infantil - Como escolher?

    Nos dias de hoje é cada vez mais comum vermos mães que precisam voltar a trabalhar depois da licença maternidade ou um pouco depois, quando a criança completa 1 ou 2 anos.
    Nessa faixa etária as crianças que frequentam escolas já começam a realizar atividades que auxiliam no desenvolvimento e aprendizagem.
    No fim do ano passado uma amiga decidiu colocar seu filho de 2 anos na escola e me pediu uma opinião, pois estava em dúvida entre duas escolas que usavam métodos completamente diferentes: uma utilizava um método apostilado muito conhecido e a outra utilizava o método de atividade em folha.
    Meu conselho: a escola de atividade em folha.
    Por que acho isso? Vamos lá
    Pra quem não sabe eu sou formada em Pedagogia e no curso vemos várias teorias de aprendizagem, muitas na prática não dão certo.
    A maioria das escolas que utilizam método apostilado priorizam conteúdo e prazo:até o meio do ano metade da apostila deve estar pronta, no fim do ano esta deve ser entregue preenchida. Não que isso seja realmente necessário mas muitos pais ainda tem essa visão conteudista e querem a apostila completada. Pra esses pais se a última folha da apostila é a letra Z significa que seu filho aprendeu até a letra Z e não é bem assim.
    Os estudos mais recentes sobre o processo de aprendizagem da criança nos levam ao Construtivismo: a criança constrói seu aprendizado com o professor como mediador desse processo, sem pressões, sem cartilhas exigentes,etc.
     Baseada nisso aconselhei a escola com método de atividade em folha pois este pode ser adequado às necessidades educacionais da criança.
     Vale ressaltar que o fato das escolas apostiladas seguirem um curso mais cronometrado não significa que são escolas ruins. Aconselhei sobre as escolas com outro método pois é a que eu colocaria meu filho mas isso cabe aos pais decidir baseados no que acreditam sobre o aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário