segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Primeiro dia de aula - Como lidar?

Hoje a grande maioria das escolas voltou às atividades e isso significa mudança na rotina dos filhos e também na nossa.
A Isabella mudou de escola e foi para o primeiro ano.
Ela acordou, assistiu desenho, almoçou e começamos a saga: banho, roupa, cabelo(dela). Roupa, fralda, chinelo( do Bernardo). Celular, óculos de sol, presilha (pra mim, sempre a última). Antes de sair a foto do primeiro dia. Vamos. . . Isabella esqueceu o brinco. . . Amanhã coloca. . .
Na entrada, os pais entraram junto e levaram seus filhos até a professora com a plaquinha da sala. A Bella foi a segunda a chegar. O primeiro? Era um menino que estava chorando horrores.
A Isabella olhou pra ele, depois pra mim e adivinhem? Quis chorar. . . Eu tentei manter a calma ( sim, tentando pois também estava assustada com a ideia do meu bebe mocinha numa escola enorme) e disse:
- filha não pode chorar, vai ser legal conhecer gente nova, professora nova. É uma escola para mocinhas e mocinhos.
Ela me abraçou e eu me segurei pra não chorar ou demonstrar apreensão.
A professora a cumprimentou e me avisou que eu deveria ir para a parte de trás da quadra ( ai meu Deus, meu bebe mocinha me olhou com cara de choro e eu quis chorar).
Após a palestra da diretora os pais foram dispensados e vi de longe ela me procurar.
Em meio a um monte de pais que foram até seus filhos para se despedir, preferi não o fazer pois sabia que ela choraria, então vim embora.

Minhas dicas para lidar com essa mudança ou retomada de rotina são as seguintes:
-se antecipe e se programe
- mostre os pontos positivos para a criança, no caso de mudança de escola explique que mudanças são boas e será sempre assim na vida pois muita coisa muda
-demonstre segurança diante das situações de tristeza e chororô

Boa Sorte para nós mamães

Nenhum comentário:

Postar um comentário